quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Família é Tudo - Revista

Material abordando os ODM item 2 e 6.

46% das crianças e adolescentes experimentam bebida alcoólica dentro de casa
Empresa de bebidas lança cartilha para ajudar os pais a conversar sobre isso com os filhos
Evite   -  A médica especialista em prevenção e saúde coletiva Bettina Grajcer, mãe de Théo, Ian e Nina, conta que a cada dólar gasto em prevenção, você economiza 10 dólares em tratamento. As crianças costumam experimentar aos 13 anos e aos 15 já fazem uso regular da bebida alcoólica. Para evitar, os pais devem ter um papel ativo na vida dos filhos, com acompanhamento e vínculo afetivo para que não seja estimulado o consumo. “Você não deve impor a sua vontade, mas deve estabelecer limites”, explica a médica. O corpo da criança e o aspecto emocional estão em desenvolvimento, ela não está preparada para receber o álcool e isso deve ser retardado ao máximo. É um desafio que deve começar dentro de casa.
Papo em Família tem o objetivo de estimular o diálogo sobre bebidas alcoólicas no âmbito familiar e educacional. Esse diálogo é imprescindível para que o tema não se torne um tabu e os jovens possam conhecer os riscos do consumo indevido de álcool. 

O conteúdo do projeto foi desenvolvido com base em estudos de instituições especializadas no assunto e contou com a participação de um grupo de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como saúde, educação e sociologia. 

A cartilha abaixo é a principal peça do programa e ponto de partida para todas as outras peças que, ao longo dos próximos meses, serão lançadas periodicamente, estimulando a constante interação que o diálogo exige. 

Leia e baixe a cartilha, veja os vídeos e fique atento às próximas publicações. Boa leitura!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Membros do Movimento participam de Seminário de Responsabilidade Social

Os integrantes do Movimento Nós Podemos Blumenau participaram de um Seminário sobre Responsabilidade Social bem dinâmico e interativo realizado no dia 18.10.2013 nas dependência da Unimed Blumenau. O Facilitador foi Lauri Zen.
Durante toda a tarde de aprendizado foi levantando mais de 40 ideias para serem trabalhadas nas empresas/organizações através de seus colaboradores/membros.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IV Plenária Estadual do Movimento Nós Podemos SC

Representantes de organizações sociais, empresas e governo reúnem-se para alcançar os Objetivos do Milênio em SC

Integrantes do Movimento Nós Podemos SC (MNPSC), que representa mais de 100 organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos (veja lista abaixo), vão se reunir neste dia 03/10 para sua IV Plenária Estadual.  O evento ocorrerá no auditório da Celesc em Florianópolis.
O objetivo principal do evento é divulgar a Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo, que vai arrecadar recursos para serem investidos em 8 projetos relacionados a cada um dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). As empresas Portonave e Baesa/Enercam já se tornaram embaixadoras da campanha, que conta também com a doação de pessoas físicas e busca patrocinadores para cotas de R$ 50 mil. Veja mais sobre a campanha nos canais divulgados abaixo.
Na programação também serão realizadas as palestras:
As empresas catarinenses e os ODM: proposições e desafios - com André Gaidzinski, V.P. FACISC
Troca de ideias: a educação como um dos 8 jeitos de mudar o mundo - com EdSoul, Apresentador Alô Comunidade - RBSTV
Outubro Rosa - com a Dra. Jurema Ramos dos Santos, Diretora da AMUCC e Coordenadora do Movimento Outubro Rosa em Florianópolis.
O objetivo do Movimento Nós Podemos SC (MNPSC) é promover e valorizar ações socioambientais desenvolvidas por todos os setores da sociedade, que ajudam Santa Catarina no alcance das metas do milênio. As metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com o apoio de 191 nações, relacionadas aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O MNPSC é filiado ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 ODM.
Dados do evento
Nome: IV Plenária Estadual do Movimento Nós Podemos SC
Local: Auditório CELESC - Av. Itamarati, 160, Itacorubi, Florianópolis, SC
Horário: 14h às 16h

Contatos para mais informações: Franciele Minatelli - F: 48-30251079 / 96147798 - e-mail: sec.mnpsc@gmail.com
Mais informações sobre o Movimento Nós Podemos e a Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo em nossos canais:
nospodemos-sc.org.br/
Facebook: NosPodemosSC
Twitter: @NosPodemosSC
Youtube: nospodemos sc