quinta-feira, 23 de abril de 2015

SC superou a média nacional e da Região Sul em 6 dos 8 ODM propostos pela ONU

Santa Catarina superou a média nacional e da Região Sul em seis dos oito objetivos do milênio propostos pela ONU.

Jorge Chediek, coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, está em Santa Catarina e realiza nesta quinta-feira palestra em Florianópolis.
Santa Catarina está bem avaliada no plano de metas Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecido como Oito Jeitos de Mudar o Mundo. O Estado tem índices melhores dos que o do Brasil em seis dos oito objetivos do milênio estabelecido pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (PNUD) no ano 2000, com mais de 190 países, pela ONU.
— Dentro do Brasil, Santa Catarina é um dos estados mais bem-sucedidos. É o segundo estado em termos de desenvolvimento humano, atrás só do Distrito Federal, de Brasília — disse Jorge Chediek, coordenador do PNUD.
Neste ano, se encerra o prazo de 15 anos de aplicação das metas. Para o ano que vem, outros 17 objetivos serão assumidos pelos próximos 15 anos, com objetivo de reduzir a desigualdade social, a pobreza e garantir desenvolvimento sustentável. Incluem metas para erradicar a pobreza, ensino básico universal, igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combate à HIV e doenças como malária, sustentabilidade ambiental e parceria mundial para o crescimento (veja detalhes abaixo).
Entre as melhores taxas ostentadas por SC estão as da meta 1 (Erradicar a extrema pobreza e a fome) e as da meta 2 (atingir o ensino básico fundamental).
Apenas na meta 5 (Melhorar a Saúde Materna) e na meta 6 (Combater HIV, a Malária e outras doenças) o Estado não apresenta índices melhores do que os do Brasil e da Região Sul. No primeiro caso, não há dados específicos sobre Santa Catarina, mas, principalmente, o alto número de partos por cesariana ajudou a derrubar os índices. No segundo quesito, SC acompanha uma tendência da Região Sul, e até supera a região, de registrar aumento no número de casos detectados de Aids.
Apesar dos dois pontos a serem superados, o governador Raimundo Colombo comemorou os resultados:
— No meio de tantas notícias ruins que a gente vê todos os dias, receber estas informações que comprovam, com independência, os avanços catarinenses e a evolução de Santa Catarina e do Brasil é um orgulho para a gente..
O coordenador do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, está em Florianópolis nesta quinta-feira. Na agenda, ele teve reunião com o governador pela manhã, a quem ele apresentou dos dados e as metas do PNUD. À tarde, Chediek falará aos empresários na Tractebel Energia e, à noite, a partir das 18h30min, em evento aberto à população, dará palestra na Universidade Federal de Santa Catarina, no Auditório da Pós-Gradução do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
A programação faz parte do evento Diálogos pela Sustentabilidade, promovido pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina, com apoio da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho.
O objetivo de Chediek é apresentar, além dos resultados, ações da agenda global que deve ser ratificada em setembro, pela ONU. Ela inclui ações para estabelecer as 17 novas metas, conhecidas como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que estarão em vigor pelos próximos 15 anos.
Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida ao Diário Catarinense nesta manhã:
“SC é um dos estados mais bem-sucedidos”
Entrevista: Jorge Chediek, coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Os 17 objetivos serão ratificados nesta ano?
Chediek: Já foram aprovados no ano passado. Agora o que vão ser finalizados é a agenda global e os elementos declarativos e políticos. Mas já temos a missão, confirmada na Rio +20, que estabeleceu uma direção de desenvolvimento humano sustentável, que inclua dimensão social, econômica e ambiental, mais abrangente, centrado em temas como desigualdade e meio ambiente. É uma agenda que o mundo precisa, não é opcional.
Os 17 objetivos substituem definitivamente os oito Objetivos do Milênio?
Chediek: Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio têm um prazo até 2015. E esses objetivos estão basicamente incorporados aos novos. E a ideia é encerrar esses objetivos originais. Ou seja, agora não estamos falando em reduzir a pobreza, estamos falando em eliminar a pobreza. Então eles continuam na nova agenda e incorporamos direções que não estavam no princípio do século 21.
Como Santa Catarina está avaliada?
Chediek: O Brasil tem sido um modelo a nível mundial de progresso social nos últimos 20 anos. E dentro do Brasil, SC é um dos estados mais bem-sucedidos. É o segundo estado em termos de desenvolvimento humano, atrás só do Distrito Federal, de Brasília. O Estado não só tem bons indicadores, mas tem melhorado ainda mais. Queremos destacar o trabalho do setor público, do setor privado e da sociedade civil e da sociedade catarinense no geral na construção de uma SC mais justa e mais desenvolvida.
Dos 17 novos objetivos, quais serão mais urgentes para SC?
Chediek: Na verdade, uma das características dessa nova agenda é a necessidade de ter progresso em todos os indicadores. E que SC deveria estar fazendo avanços adicionais nos indicadores sociais, mas também a ideia de incorporar maior ênfase na dimensão ambiental e na desigualdade, que estão usando a agenda, mas que seria útil que fizesse parte da missão compartilhada do Estado.
Qual o prazo para cumprimento da meta?
Chediek: Vai ser o ano 2030. Estamos tentando transformar o nosso planeta de 15 em 15 anos. Este ano é chave porque temos essa decisão sobre a agenda em setembro e, em dezembro, temos a Cúpula do Clima, que vai estabelecer padrões externos do tratado e que vai regular as mudanças climáticas, que é essencial também como tema global.
Hoje à noite, o evento na UFSC é focado nos estudantes e jovens. Como eles podem contribuir para o cumprimento dessas metas?
Chediek: Primeiro, eles devem conhecer bem que o mundo precisa de uma nova agenda compartilhada e que todos nós precisamos nos engajar com esta nova missão e fazer a nossa parte, tanto como cidadão, como demandado pelas outras forças sociais e políticas, a participação nessa nova agenda vai gerar um mundo melhor.
Conheça os 17 novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos:
ODS1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
ODS2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável;
ODS3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
ODS4. Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;
ODS5. Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
ODS6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
ODS7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos;
ODS8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
ODS9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
ODS10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;
ODS11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
ODS12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis;
ODS13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;*
*Reconhecendo que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC) é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global à mudança do clima.
ODS14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
ODS15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade;
ODS16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
ODS17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

domingo, 12 de abril de 2015

Parque São Francisco recebe o Movimento Nós Podemos Blumenau - 09.04.15

O parque Natural Municipal São Francisco de Assis no último dia 9 de abril, teve a honra de receber para o seu segundo encontro do ano, o colegiado "Nós Podemos Blumenau" (Os 8 jeitos de mudar o mundo). O grupo ainda pode apreciar nossa bela natureza passeando pela trilha do tatu acompanhados pelo nosso gerente de Recursos Naturais Fillipe dos Santos e nossa gerente de Educação Ambiental Marileusa Pinto, todos ficaram encantados com a beleza natural do parque.
À todos o nosso muito obrigado.
Convidamos você também, para nos visitar.

Fonte: https://www.facebook.com/parquesaofranciscodeassis