Histórico


O Núcleo ODM Blumenau - Movimento Nós Podemos iniciou a partir do Simpósio Estadual dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), em 13 de maio de 2011, com as assinaturas de adesão da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e da UNIMED Blumenau e do Hospital Santo Antonio. Na ocasião as entidades, juntamente com a Secretaria Municipal da Assistência Social da Criança e do Adolescente - SEMASCRI, tiveram a oportunidade de trocar experiências de projetos e ações realizados em prol dos ODM, bem como começar a discutir a organização do Movimento em Blumenau.

Em 25 de agosto a Semascri também assina o termo de adesão, e juntas as três instituições começam a ampliar a discussão sobre o movimento na cidade.

Desta forma, em 06 de outubro do mesmo ano, a FURB e a UNIMED organizaram, no auditório da biblioteca da FURB a Apresentação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina para a comunidade Blumenauense, tendo como ministrante do evento o Sr. Odilon Faccio, Secretário Executivo do Movimento Estadual. A ocasião contou com 26 participantes, de 14 instituições, entre empresas, governo municipal, estadual e federal (este último por meio do assessor da secretaria geral da presidência da república Olavo Perondi), comunidade de Blumenau e convidados do Movimento Estadual.

Paralelamente a estes encontros, também em 07 de abril de 2011, a JCI (Câmara Junior International) em Blumenau articula uma palestra sobre os ODM, instigando a comunidade a conhecer mais sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Na ocasião, a Diretora Nacional dos ODM's da JCI Brasil veio para explicar o que são os ODM's e a forma de articulação do núcleo em Blumenau. A palestra contou com aproximadamente 30 pessoas, entre elas alunos do curso de Gestão Ambiental do SENAI, UNIMED Blumenau, Teatro Carlos Gomes, Vereador Napoleão Bernardes, bem como membros da JCI. No mesmo dia, Andréia participou da sessão da Câmara de Vereadores para explicar sobre os ODM's e pedir apoio aos vereadores.
Depois de um período de reorganização, sem atividades específicas, o colegiado, retoma suas atividades em 05 de junho de 2012, para organizar novo evento de articulação do Movimento e a participação na reunião da Câmara da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), onde encontram novamente a JCI que decide integrar as iniciativas oficiais de articulação do Movimento no município.

Desta forma, acontece, em 14 de junho do mesmo ano, no auditório da UNIMED, o segundo evento de articulação do Movimento Nós Podemos Blumenau, com a participação do Secretário Executivo do Movimento Estadual, Sr. Odilon Faccio, apresentando conceitos e informações sobre os ODM e o Movimento Nós Podemos. O evento contou com 25 participantes, representando 14 entidades, sendo que 7 destas assumiram o compromisso de integrar o colegiado do Movimento de Blumenau, sendo: UNIMED Blumenau, FURB, Semascri, Secretaria Municipal de Educação de Blumenau – SEMED, JCI Blumenau Garcia, Fundação Hospitalar de Blumenau e como apoio a Associação Empresarial de Blumenau – ACIB através do Núcleo de Responsabilidade Social.

A partir daí, o colegiado do Movimento Municipal aumentou para mais d e 30 participações de instituições, contemplando a inclusão ainda de: Dudalina, Baumgarten e SESI.

Atualmente, ao lado das iniciativas que cada uma dar organizações promovem, as reuniões do Movimento Nós Podemos Blumenau são mensais Nesta fase o Movimento já contou com a visita do colegiado de Joinville, que compartilhou sua experiência. Também, de anualmente o colegiado tem desenvolvido seu Planejamento Estratégico através da empresa Facilitação Desenvolvimento Corporativo com os Facilitadores Lauri Zen e Paula Angélica Decarle.

Percebe-se que as parcerias e relacionamentos tem fortalecido e ampliado o Movimento na cidade, possibilitando que a partir das metas estabelecidas, cada vez mais, possamos contribuir com os 8 Objetivos do Milênio e o desenvolvimento dos Indicadores em Blumenau.
Movimento após a Palestra da Cidinha de Curitiba/PR em fevereiro de 2013 consegue que muitas outras entidades façam a adesão ao movimento.


Em 2012 participamos do Simpósio Estadual, realizamos três encontros do colegiado.

Em 2013 o Movimento realiza uma ação inédita com 183 voluntários em uma escola com bem carente da cidade deixando um grande legado e transformações. Foi realizado o primeiro Festival de Projetos. Foi realizado 15 encontros do Colegiado. Varias palestras.


Para 2014 foi realizado o primeiro Fórum Municipal dos ODMs e sete Dialogando o Desenvolvimento com 120 lideranças (Círculos de Diálogos dos ODM).  Foi realizado 12 encontros do Colegiado. Sediamos uma Reunião da executiva Estadual. Varias Participação no Premio ODM Brasil em Brasilia. Assinatura de Adesão do Poder Municipal aos ODM. Participação no Curso de Multiplicadores do PNUD em Curitiba.  Participação no Encontro Nacional do Movimento em Belo Horizonte. Participação no Encontro Anual dos ODM e Certificação Estadual. 

Para 2015 esta previsto 10 Encontros do Colegiado e Finalização de vários Projetos em Andamento.
-----------------------------------------------------------
Missão (propósito) do Movimento Nós Podemos Blumenau:
Atingir os ODMs

Missão do Movimento Nós Podemos SC:
Mobilizar a sociedade catarinense para o alcance dos ODMs

Missão do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade:
Integrar todos os setores da sociedade para o alcance dos ODMs em nível nacional, estadual e municipal até 2015.

----------------------------------------------------

Visão (sonho) do Movimento Nós Podemos Blumenau: 
Ser referência estadual na mobilização para o cumprimento dos ODMs até 2015.

 Visão do Movimento Nós Podemos SC:
Ser referência nacional pelo grande poder de mobilização  da sociedade pela causa universal.

 Visão do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade:
O Brasil é referência mundial no alcance dos ODMs,
  com o engajamento integral e sistêmico da sociedade.


Apresentação do Movimento:




































Nenhum comentário:

Postar um comentário